- Área: 140 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Maurizio Angelini
-
Fabricantes: Arauco
Descrição enviada pela equipe de projeto. Substituindo uma estrutura existente usada como celeiro numa fazenda na região de Bío Bío, Chile, solicita-se a reconstrução de uma versão de maior capacidade com quatro estábulos, duas adegas e uma calha.
Por causa da distância e da falta de mão de obra, é elaborado um sistema de construção mecanizado a ser montado no local por dois carpinteiros em um curto espaço de tempo. O sistema combina uma série de unidades de pré-moldados de aço galvanizado com elementos modulares de madeira de pinho e da reutilização de telhas cerâmicas de demolição.
Ao longo de uma malha de 3 x 3 metros é configurada uma planta retangular de 6 x 18 metros, definida por uma estrutura de pilares e barras transversais de aço que suportam uma série de vigas de madeira e um telhado de duas águas.
Seguindo a mesma malha, quatro módulos fechados foram destinados para as adegas e estábulos, além disso o programa se estende ao abrigo coberto para os animais. Uma das adegas precisava de um portão lateral especial para a entrada de fardos de palha.
Toda a estrutura cai sobre fundações de concreto e é assentada em uma laje levemente inclinada para o escoamento da água. Com a exceção da base de concreto, todos os outros elementos foram concebidos para a montagem e instalação a seco e sem soldaduras.